Arquivos do Blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PROFESSOR GILMAR ITACARAMBI PROMOVE O I SARAU CULTURAL DO COLÉGIO ESTADUAL VITAL DE OLIVEIRA



   Na escola, muitas das vezes, não se valoriza o hábito de ler poesia, pois a leitura obrigatória de textos mais urgentes, de acordo com o programa curricular, se sobrepõe ao simples prazer de desfrutar textos mais herméticos pela sua conotação, como é a poesia.
   Por isso, a idéia de um evento para valorizar a produção poética na Escola surgiu dentro do Plano de ação anual do professor e Secretário do Meio Ambiente Gilmar Itacarambi, o I Sarau Cultural do Colégio Estadual Vital de Oliveira, o evento foi organizado com o objetivo de desenvolver a expressão artística, a pesquisa e o trabalho em equipe, promovendo atividades culturais, articulando essa prática com o Módulo de Cultura, Educação e Diversidade.
    Proporcionar aos estudantes e comunidade um momento de lazer e cultura com a finalidade de motivar a leitura e a escrita, bem como o desenvolvimento da expressividade diante de um público interessado.
   Nas salas de aula, exige-se muito mais do aluno com relação à escrita de textos em forma de prosa e em textos mais objetivos do que os em forma de poema, carregados de subjetividade, o que tolhe um pouco o aspecto da criatividade, já que as poesias podem dar uma maior margem ao aspecto criativo do indivíduo, tanto no uso da linguagem quanto na organização formal do texto e das idéias apresentadas nele., sua produção textual mais carregada de marcas de individualidade e tentar suprir essa lacuna no processo da criatividade além de contribuir para proporcionar a troca de experiências literárias de quem já desenvolveu certo gosto pelas letras, já que, de acordo com o Michaelis: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, o sarau é uma “reunião de pessoas amantes das letras, para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso”.
   A proposta do I Sarau Cultural do Colégio Estadual Vital de Oliveira só vem contribuir para concretizar o Plano de Ação construído no planejamento anual do professor Gilmar Itacarambi, visando, contribuir com o ensino e provocar o debate acerca da ação pedagógica dessa instituição .Os grupos inscritos apresentaram danças, cânticos, poesias e peças teatrais.
   Um evento dessa natureza pode servir de motivação tanto para a pesquisa quanto para o desenvolvimento da criatividade lingüística. Por isso, este projeto foi desenvolvido com os alunos dos três turnos sob a coordenação  e organização do Professor Gilmar Itacarambi para tornar o trabalho mais dinâmico e produtivo e consequentemente mais interessante.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DINAMIZADORES

Curso de Dinamizadores



      Para unidades que possuem o LIE, professor dinamizador é muito importante para o desenvolvimento de projetos desenvolvidos nas escolas.

    Ele está sempre servindo de ponte entre coordenadores-professores-alunos-administração.

Importante na escola se todos se envolvessem com o trabalho do dinamizador, para que o processo de ensino e aprendizagem desenrolasse melhor e mais eficientemente.

     O professor dinamizador deve ser capaz de compreender o potencial da ferramenta (software educativo) com os conceitos a serem desenvolvidos e estar atento com o planejamento curricular de todas as disciplinas para poder sugerir atividades pedagógicas, ter a visão geral do processo para poder fazer interferências caso necessário. Perceber as dificuldades e o potencial dos professores para instigá-Ios e ajudá-Ios, mostrando que o UE é uma extensão da sala de aula e, esta deve ser dada por ele e não pelo professor dinamizador.

     Entretanto, num processo interativo com recursos multimídia e auxílio da Internet, educando e educadores devem construir o conhecimento através da superação de seus próprios limites.
    O curso de Dinamizadores é ministrado pelas professoras formadoras  Cleidimar Oliveira Melo  e Casulaine F. de Moura Sousa.
O curso para dinamizadores tem por objetivo:

• Capacitar o Professor Dinamizador no uso das TIC aplicadas ao trabalho com projetos de sala de aula;

• Estimular e implementar o trabalho com as TIC nas UEs que possuem LIE;

• Interagir os Programas propostos pela SEDUC;

• Oferecer suporte para que o Professor Dinamizador estimule e apóie a Equipe Pedagógica da UE para o uso das TIC aplicadas à educação;



4º FESTIVAL DE MÚSICA DA CASINHA FELIZ

   Festival do Música  Projeto do Laboratório de Informática Educacional que tem por objetivo : 

  • Propiciar formas de inclusão social da comunidade, muitas vezes identificadas como excluídas, com a conseqüente elevação da auto-estima dos indivíduos e grupos sociais da localidade, proporcionando um resgate da cidadania por intermédio da música;
   O projeto foi desenvolvido no turno vespertino envolvendo os alunos dos dois turnos,contamos com apoio da gestora e de todos professores. Os alunos foram ensaidos pelas suas professoras e pelo um amigo da escola Araldo Neto, o mesmo tocou para os alunos cantarem no dia do Festival. Convidamos uma sala da Escola Djalma de Freitas e tivemos uma mesa de jurados. Cada aluno recebeu premiação.
   O evento contou com a imprensa Jornal Gazeta do Sudoeste e Revista e Site Nitrobalada,onde estão as fotos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...