Arquivos do Blog

domingo, 22 de agosto de 2010

VISITA AO MEMORIAL DO CERRADO

   MEMORIAL DO CERRADO


     O Colégio Estadual Vital de Oliveira fez uma excursão  ao Memorial do Cerrado, levando os alunos de 6º,7ª, 8º e 9º  Anos e professores.
     O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da UCG, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.
Localizado na cidade de Goiânia-GO, o complexo é composto por quatro partes:


  • Museu de História Natural
  • Vila Cenográfica
  • Quilombo
  • Aldeia indígena Timbira


     Museu de História Natural    


     Espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.




     Vila Cenográfica de Santa Luzia



       Reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo. Andar pelo local é uma forma de se inserir na história, já que o visitante fica em contato direto com as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria, além da venda – ponto de comércio da época – a igreja, a prefeitura, a cadeia, o bordel, dentre outras atrações interessantes.
    O ambiente do museu é mantido pela Fundação Aroeira, em co-parceira com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil.




 Quilombo


     Sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado.


    Aldeia indígena Timbira
    Réplica em tamanho original de uma aldeia indígena modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio – centro de atividades da tribo.





LOCALIZAÇÃO

                                                    Como chegar no Memorial do Cerrado





ALUNOS E PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL VITAL DE OLIVEIRA NO MEMORIAL DO CERRADO EM GOIÂNIA






 

Quer saber mais sobre o Memorial do Cerrado visite estes sites abaixo:
http://www2.ucg.br/Institutos/its/memorial_novo.htm
http://www2.ucg.br/flash/Memo.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...