Arquivos do Blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MÚSICA EM LÍNGUA DE SINAIS - LIVIA MARTINS GOMES

Música ? Qual a relação que o surdo tem com elas?


     A percepção da música no universo onde o silêncio é predominante. Este é o grande desafio para os interpretes que desenvolve o trabalho em todo país introduzindo música no cotidiano de quem não pode ouvir.
   A música é uma das artes mais belas do Mundo, permite-nos dançar, relaxar, rir e chorar. Os surdos podem não a ouvir, mas sentem-na. E bem.
“Os indivíduos com deficiências auditivas sentem a música através de vibrações, a percepção destas vibrações musicais são tão reais como o seu equivalente sonoro por serem ambos processados na mesma região do cérebro”, expõe Dean Shibata, professor de radiologia na Universidade de Washington, que elaborou um estudo sobre o assunto.
    Em Portugal, estes estudos já estão a ser desenvolvidos, e começam a surgir os primeiros concertos para pessoas surdas.
Além de aprender e compreender a letra da música, os surdos são levados a sentir a música e perceber os ritmos, por meio das sensações passadas pela expressão facial e corporal.
    O som, entendido como questão física, é uma vibração. Ora, quando um caminhão pesado – e que, também, mas não necessariamente, seja barulhento –, passa em uma rua, notamos sua presença mesmo que não o ouçamos. Ele produz vibrações no meio em que ele transita, ou seja, sobre o solo e no ar. Essa vibração, ouvida ou sentida, é a mesma – guardadas as proporções – que a música faz. Então, partindo desse princípio, é possível sim o surdo apreciar Música. O surdo sente a vibração em partes de seu corpo e isso tudo tem um ritmo, um balanço; e também tem intensidade, que é o forte e o fraco – para os ouvintes, o volume alto ou o baixo.
    A Professora e Interprete de Libras Livia Martins Gomes desenvolve um excelente trabalho  com a música especialmente, no uso da música como ferramenta de inclusão social para os surdos.O destaque no trabalho de Livia Martins é a proposta desafiadora de levar a música ao mundo dos surdos.
Ela   procura inserir a música  o uso da linguagem corporal e da língua de sinais. Ela trabalha no Sistema Chappin de Goiânia.
Livia disse que está desenvolvendo um projeto de traduções de músicas em Libras no Youtube,filmará outros gêneros.Vale a pena conferir, aprecie as belíssimas interpretações das músicas.Estão lindas, faça o acompanhamento pelo Blog, pois  estarei sempre atenta as novidades que a Livia venha colocar, aguarde mais.


"Lembremos: a evolução só é possível graças às diferenças."




MÚSICA A CARNE É FRACA DE JANAÍNA E JORGE E MATEUS






      E DAÍ



SOMOS UM




FUGIDINHA





 

LIBRAS A LENDA SANDY E JUNIOR




LIVIA LIBRAS




Conheça mais, utilize, divulgue:




 
 
E se a pessoa for cega e surda ao mesmo tempo?


    Há também maneira de essa pessoa receber atenção e ser inserida no meio social. Existe uma linguagem especial criada que utiliza do toque dos dedos nas mãos para a comunicação. Há o filme “O Milagre de Anne Sullivan”, de Arthur Penn, de 1962, que mostra uma professora quase cega ensinando uma jovem que ficou cega e surda-muda aos seis meses de idade. Filme Baseado no livro autobiográfico "The Story of my Life", de Helen Keller, a jovem.á também o Documentário “As Borboletas de Zagosrk”, produzido pela BBC, em 1992 – este, no Youtube (6 partes), que mostra a Educação Especial. É um filme sobre uma escola para deficientes auditivos e visuais em Zagorsk, cidade próxima a Moscou. O filme faz parte de uma série chamada “Os Transformadores” -

Teacher's Story, A - Out of the Wilderness (1992);

Teacher's Story, A - Socrates for Six Year Olds (1992);

Teacher's Story, A - The Butterflies of Zagorsk (1992);

Links de “As Borboletas de Zagorsk” com áudio em Português:
 

Mais endereços



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...