Arquivos do Blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

    O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FEZ 20 ANOS EM 13 DE JULHO 2010






    Considerado um marco da defesa dos direitos humanos no Brasil, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completa 20 anos . Apesar dos avanços, o texto ainda apresenta lacunas e, além disso, o país precisa aumentar as políticas públicas para garantir que todas as crianças tenham acesso aos direitos garantidos por ele – o que ainda não acontece.
    Para a Subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira Oliveira, um dos principais desafios que o Brasil precisa encarar é a falta de uma rede de atendimento especializada no Judiciário e na polícia.Um dado que ainda preocupa é o número de adolescentes infratores cumprindo medidas socioeducativas no país: em 2009, 16.940 menores estavam internados, contra 4.245 em 1996, segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
    Embora a taxa o número de adolescentes infratores internados tenha diminuído na última década – entre 1996 e 1999, por exemplo, o número de internações cresceu em 102,09%, contra 2,44% entre 2007 e 2009 – há quem defenda que a redução da maioridade penal – de 18 para 16 anos de idade – possa mudar esse quadro.
   Desde 2007, uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que propõe a redução da maioridade penal está parada no Congresso. Na ocasião, o relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), argumentou que pessoas de 16 anos já estavam aptas a responder pelos seus atos, e observou que os crimes considerados “leves” continuariam a ser julgados de acordo com o ECA.

 
AVANÇOS CONQUISTADOS AO LONGO DOS ANOS
 
 
 







          






Conheça o Estatuto com a Turma da Mônica em História em Quadrinho. Baixe e use com sua turma.


http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...