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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TECNOLOGIA OU METODOLOGIA



Acompanhe vídeo abaixo e veja o que não deve acontecer "mascarar a educação".
                       


Paradigmas educacionais estão se transformando e sendo reconstruídos numa nova visão, num novo ambiente cognitivo que está se estruturando. Importante ressaltar que estas modificações não abrangem a todos, porque estão ligadas à postura de quem está estruturando a proposta educacional.
A prática educativa, a postura do professor e seu posicionamento diante as tecnologias em uso na educação é o ponto mais importante que determina, são questões na eficácia do processo de construção do conhecimento. O professor deve ser um pesquisador, assumindo um compromisso com o questionamento reconstrutivo a fim de ultrapassar a simples socialização do conhecimento. É fundamental a consciência crítica, o questionamento para a construção ou para a realização de intervenção alternativa.
Ao estruturar o planejamento da sua aula e ao utilizar técnicas novas estará experimentando outras propostas pedagógicas, qualificando o processo de ensino aprendizagem.
Importante ressaltar, o uso do computador na educação, sendo uma ferramenta pedagógica. O professor dispõe de várias ferramentas que podem auxilia-lo no desenvolvimento dos Projetos de Ensino aprendizagem como:
- Aplicativos
- Blog Educacional- Um site é usado para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet.começaram como um diário on-line e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação, entretenimento e educação.
- Correio eletrônico – e-mail: este recurso permite a interação aluno/professor - aluno/aluno, sustentando a continuidade do processo de aprendizagem através do atendimento a um pedido de orientação, ou o professor pode se comunicar com todos os seus alunos (ou com algum em particular) durante o espaço entre uma aula e outra. Coloca os alunos em contato direto, favorecendo a troca de materiais, a produção de textos em conjunto, agilizando a comunicação.
- Videoconferência: a videoconferência possibilita o encontro de várias pessoas, localizadas em espaços diferentes. Através da videoconferência as pessoas podem trocar áudio, vídeo, trabalhar juntas através dos recursos de compartilhamento e construir esquemas ou gráficos no quadro de comunicação.
- "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
- Teleconferência: a teleconferência permite que um especialista esteja em contato com telespectadores das mais diversas e distantes regiões do mundo, esta atividade permite que informações e experiências sejam transmitidas, reforçando-se o aspecto do ensino. Para que haja um processo de aprendizagem, essa técnica deve ser precedida de estudos sobre o tema, com um preparo prévio da conferência para a realização de um debate e não um monólogo. Outro ponto é a necessidade da continuidade da atividade que se integra a uma teleconferência, esta não pode ser um acontecimento isolado.
- Chat ou bate-papo (direcionados) : funciona como uma técnica de brain storm, momento em que todos os participantes interagem sincronicamente, expressando suas idéias de forma livre. Permite conhecer as manifestações expontâneas dos participantes sobre determinado tema, possibilita uma discussão mais profunda e motiva o grupo para um assunto. Esta técnica acontece numa velocidade surpreendente, podendo haver a manifestação simultânea de todos, o que requer um acompanhamento do professor orientando a atividade e também tomando cuidado para não entrar a todo o momento nas manifestações.
-Listas de discussão: cria on-line grupos de pessoas que debatem sobre um assunto que tenham interesse. O objetivo da lista é avançar os conhecimentos, as informações e experiências, para trabalhar as idéias iniciais. As listas de discussão exigem um tempo maior para o preparo dos textos a serem colocados na lista. Trata-se de uma reflexão contínua, de um debate fundamentado de idéias. Não se fecha o assunto, e como funciona não necessariamente on-line simultaneamente, exige tempo para ser realizada. As listas são criadas utilizando-se o correio eletrônico.
- Internet: é um recurso dinâmico, atraente, atualizado, de fácil acesso, que permite a transmissão de som e imagem em tempo real. Além das facilidades interativas, através da Internet, tem-se acesso ao conhecimento de ponta, bem como o acesso a bibliotecas do mundo todo. Com a Internet, aprende-se a ler, buscar informações, pesquisar, comparar dados...
- Softwares educacionais: estes recursos disponibilizam informações e orientações de trabalho para os usuários mais facilmente, pois se apresentam de forma integrada. Devem funcionar como incentivadores e interativos das atividades de aprendizagem.
A utilização da ferramenta e da metodologia, sem uma proposta coerente, não garante a eficácia na construção do conhecimento. O professor estará apenas reproduzindo os modelos tradicionais. O avanço tecnológico consiste na relação estabelecida entre o professor e o uso da ferramenta.
Professor, como mediador, facilitador do processo de aprendizagem, fazendo uso das ferramentas eletrônicas é quem irá desenvolver em sua prática pedagógica as novas tecnologias de ensino utilizando as tecnologias digitais. Através dessa proposta, o aluno construirá estruturas mentais que darão suporte para o uso da ferramenta tecnologia em qualquer situação.
Porém, observa-se hoje um professor mobilizado por falsos paradigmas com relação à tecnologia e ao seu uso, tanto na sua prática quanto na sua vida cotidiana. A medida em que o professor redimensionar a relação da tecnologia com a apropriação do seu conhecimento, será possível a reconstrução de um novo paradigma.

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