Arquivos do Blog

sábado, 31 de julho de 2010

PORTUGUÊS PARA SURDOS




                     Poema de Vinícius de Moraes - "As borboletas" (em Libras)





 Meu poema surdo e cego


O SOM DO SILÊNCIO

Já pensou um mundo sem som ?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O PODER DA VISÃO


"Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo."

                                  (Joel Barker)






segunda-feira, 26 de julho de 2010

PROJETO CONTAGEM REGRESSIVA PARA COPA BRASIL 2014





FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA


Os portugueses



 Foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa. Durante 322 anos o País foi colônia de Portugal, e houve uma transplantação da cultura da metrópole para as terras sul-americanas. Os colonos portugueses chegaram em maior número à colônia à partir do século XVIII, sendo já neste século o Brasil um país predominantemente católico e de língua dominante portuguesa.







Os indígenas




    Segundo alguns historiadores, séculos de dominação moura e relação com outras civilizações facilitaram o contato entre os colonos portugueses e os indígenas brasileiros, todavia isso não impediu que os nativos fossem dizimados pela ação colonizadora.
    As primeiras décadas de colonização possibilitaram uma rica fusão entre a cultura dos europeus e a dos indígenas, dando margem à formação de elementos como a Língua geral, que influenciou o português falado no Brasil, e diversos aspectos da cultura indígena herdadas pela atual civilização brasileira. Além da dizimação dos povos autóctones, houve a ação da catequese e a intensa miscigenação, o que contribuiu para que muitos desses aspectos culturais fossem perdidos. A influência indígena se faz mais forte em certas regiões do país em que esses grupos conseguiram se manter mais distantes da ação colonizadora e em zonas povoadas recentemente, principalmente em porções da Região Norte do Brasil.








Os africanos



    A cultura africana chegou através dos povos escravizados trazidos para o Brasil em um longo período que durou de 1550 à 1850. A diversidade cultural da África refletiu na diversidade trazida pelos escravos, sendo eles pertencentes a diversas etnias, falando idiomas diferentes e de tradições distintas. Assim como a indígena, a cultura africana fora subjugada pelos colonizadores, sendo os escravos batizados antes de chegarem ao Brasil. Na colônia, aprendiam o português e eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Alguns grupos, como os escravos das etnias hauçá e malê, de religião islâmica, já traziam uma herança cultural e sabiam escrever em árabe. Os bantos, nagôs e jejes eram monoteístas constituindo os candomblés que são uma reprodução das aldeias africanas. Através do sincretismo religioso, os escravos adoravam seus orixás através de santos católicos, dando origem às religiões afro-brasileiras como o umbanda e batuque.
    Os negros contribuíram para a cultura brasileira com uma enormidade de elementos: na dança, música, religião, culinária e no idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do País, em certas porções (nomeadamente em estados






Os imigrantes



    A imigração européia foi incentivada não apenas para suprir o fim da mão-de-obra escrava, mas também foi promovida pelo governo, que tinha a intenção de branquear o Brasil e europeizar sua cultura, afinal, a maior parte da população no século XIX era composta por negros e mestiços. Dentre os diversos grupos de imigrantes que aportaram no Brasil, foram os italianos que chegaram em maior número, quando considerada a faixa de tempo entre 1870 e 1950. Eles se espalharam desde o sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo a maior parte na região de São Paulo. Além dos italianos, destacaram-se os alemães, que chegaram em um fluxo contínuo desde 1824. Esses se fixaram primariamente na Região Sul do Brasil, onde diversas regiões herdaram influências germânicas desses colonos.
    Os imigrantes que se fixaram na zona rural do Brasil meridional, vivendo em pequenas propriedades familiares (sobretudo alemães e italianos), conseguiram manter seus costumes do país de origem, criando no Brasil uma cópia das terras que deixaram na Europa. Em contrapartida, os imigrantes que se fixaram nas grandes fazendas e nos centros urbanos do Sudeste (portugueses, italianos, espanhóis e árabes), rapidamente se integraram na sociedade brasileira, perdendo muitos aspectos da herança cultural do país de origem. A contribuição asiática veio com a imigração japonesa, porém de forma mais limitada.








Religiosidade Individual



     Nem todos os brasileiros e brasileiras consideram-se membros de qualquer religião, organizada ou não. Prevalece a liberdade de culto dentro do Estado Brasileiro. De acordo com a Constituição Federal, a participação de cidadãos brasileiros em quaisquer actividades religiosas no país é um direito e uma responsabilidade individual que não deve jamais ser abdicada, sofrer quaisquer tipos de coerções e/ou incitações. Nenhuma religião está acima das leis seculares vigentes em solo nacional.
    Cerca de três quartos da população brasileira segue a Religião Católica Romana, o que faz do país o maior em número absoluto de católicos no mundo. Há ainda um pequeno número de seguidores da Igreja Católica Apostólica Brasileira. Seguem o Protestantismo 15 por cento da população (a maior parte através de igrejas evangélicas pentecostais), 1 por cento é espírita, 0,5 por cento é testemunha de Jeová e cerca de 7 por cento não tem religião. Outras religiões que, apesar de poucos praticantes, merecem citação são as religiões de origem africana (praticadas por vezes em sincretismo com a religião católica), como a Umbanda e o Candomblé. O Judaísmo, o budismo, o islamismo e hinduismo (hare krisna) têm um número reduzido de seguidores no Brasil, geralmente concentrados em cidades do Sul, Sudeste ou Nordeste.















Artes


Literatura


    As primeiras manifestações literárias no país resumem-se basicamente à produção de textos narrativos sobre o país inseridos no contexto dos Descobrimentos. A produção literária de ficção, propriamente dita só vem a ocorrer efectivamente com a inauguração do Barroco.
   A preocupação em produzir uma literatura genuinamente nacional começa a existir com a intenção nacionalista romântica, mas esta limita-se a buscar temáticas supostamente brasileiras (como o indigenismo e o regionalismo) e repetir as formas europeias. Algo semelhante ocorre com o Realismo e o Naturalismo, ainda que autores como Machado de Assis tenham sido considerados altamente inovadores.
   Os vários movimentos modernos que explodem no início do Século XX (entre os quais destaca-se o antropofágico representado por Mário e Oswald de Andrade) têm por princípio rejeitar os valores europeus e buscar aquilo que é genuinamente nacional, digerindo a cultura estrangeira e devolvendo-a sintetizada à nacional.

                            Padre José de Anchieta :
                           representante do início da literatura brasileira.
                   
     
                          

 





Artes visuais



    Até meados do século XIX a produção plástica das artes brasileiras possui pouco destaque, exceptuando o trabalho de Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde no Barroco mineiro. De mencionar ainda a produção de artistas estrangeiros que durante o período colonial estiveram no país registando as paisagens e hábitos locais, como Albert Eckhout.
    A pintura brasileira do Século XIX é bastante académica, altamente influenciada pelo trabalho da Missão Artística Francesa (da qual faziam parte nomes como Jean Baptiste Debret e Nicolas-Antoine Taunay). A referida Missão foi responsável pela criação da Escola Imperial de Belas Artes. Desse período, destacam-se as pinturas históricas de Victor Meirelles e Pedro Américo.





              Pintura feita por Artista Surdo do Paraná




                              Cinema Brasileiro

 






















                        Música


    Alguns dos géneros musicais populares originários do Brasil mais conhecidos são o Choro, o Samba, a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira. Como chorões podemos destacar Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho. Exemplos de sambistas são Cartola e Noel Rosa. O maestro Tom Jobim, o poeta Vinícius de Moraes e João Gilberto, por outro lado, são nomes conhecidos ligados à Bossa Nova e cuja obra teve repercussão internacional, tendo sido gravada por nomes como Frank Sinatra e Stan Getz. Posteriormente à Bossa Nova, o movimento conhecido como Tropicália também teve um papel de destaque como música de vanguarda e experimental.
    Mas o Brasil tinha também um papel importante na tradição clássica. Considera-se que o primeiro grande compositor brasileiro foi José Maurício Nunes Garcia, contemporâneo de Mozart e Beethoven. Carlos Gomes, autor da ópera O Guarani, adaptação do romance homónimo de José de Alencar, foi o primeiro compositor brasileiro a ter projecção internacional. No século XX destaca-se o trabalho de Heitor Villa-Lobos, responsável pela assimilação, por parte da música erudita, de diversos elementos da cultura popular, como os violões e determinados ritmos. Outros compositores importantes, na linha da música erudita são Guerra Peixe, Cláudio Santoro e Camargo Guarnieri. Na actualidade, destacam-se obras de compositores contemporâneos como Amaral Vieira, Edino Krieger e Osvaldo Lacerda.




 
 
 
 
A cultura brasileira reflecte os vários povos que constituem a demografia deste país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar, que sintetiza as várias culturas.
    A tensão entre o que seria considerado uma cultura popular e uma erudita sempre foi bastante problemática no país. Durante um longo período da história, desde os Descobrimentos até meados dos séculos XIX e XX, a distância entre a cultura erudita e a popular era bastante grande: enquanto a primeira buscava ser uma cópia fiel dos cânones e estilos europeus, a segunda era formada pela adaptação das culturas dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro num conjunto de valores, estéticas e hábitos rejeitado e desprezado pelas elites. Grande parte do projecto estético modernista foi o de resgatar nos campos considerados "nobres" da Cultura (nas artes em geral, na literatura, na música, etc) e até mesmo nos hábitos quotidianos a vertente popular, considerando-a como a legítima cultura brasileira.
    Atualmente, o país passa por um processo de integração cultural no Mercosul, e, de forma a acelerar esse processo, está a criar a Universidade do Mercosul, uma instituição multicampi que terá unidades em todos os países do bloco, inclusive os associados.



Arquitetura


    A arquitetura bandeirista e o barroco mineiro são considerados por muitos estudiosos como expressões de estilos europeus que encontraram no Brasil uma manifestação e linguagem próprias, evidenciando-se das suas contrapartes metropolitanas. A primeira refere-se à produção realizada basicamente no que seria hoje o Estado de São Paulo, pelas famílias dos bandeirantes, inspirando-se numa estética próxima, ainda que bastante alterada, do maneirismo. A segunda corresponde a um tipo de barroco (ainda que muitos o considerem mais próximo do Rococó) representado especialmente pelas igrejas construídas por Aleijadinho. 
    A arquitectura brasileira teve o seu ponto culminante no movimento modernista, com a construção de Brasília, por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil



                                                                  Catedral de Brasília




                                    Museu  Honestino Guimarães





A Diversidade Cultural



    O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade cultural no seu povo. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães,árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.
As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.

                                                                       Frevo




    O Centro-oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas Cavalhadas e Procissão do Fogaréu, no Estado de Goiás, o Cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena, e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o Pintado, Pacu e Dourado.



                                                                   
Procissão do Fogaréu



 
 
    As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o Círio de Nazaré, Festival de Paratins a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré, mussarela de búfala. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.

                                                                 Bumba meu boi





   No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.


     Carnaval



    O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva (cultura italiana) e a Oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.www.brasilescola.com/brasil

Fonte http://www.brasilescola.com/

 


A SELEÇÃO BRASILEIRA E SUA TRAJETÓRIA NO FUTEBOL


PRIMÓRDIOS


 História 

    A Seleção Brasileira foi formada pela primeira vez em 20 de agosto de 1914. Fez seu primeiro jogo contra o Exeter City da Inglaterra, no campo do Fluminense, em 27 de julho daquele ano. Vitória para os brasileiros por 2 a 0, com o primeiro gol sendo marcado por Oswaldo Gomes, do Fluminense. Mas a equipe jogou ainda naquele ano, em dois jogos contra a equipe da Argentina, sendo um amistoso em 20 de setembro e outro oficialmente valendo a Copa Roca em 27 de setembro. Esta competição visava aproximar mais estes dois países, em que acabou vencendo por 1 a 0 em Buenos Aires (gol de Rubens Salles) consagrando-se campeã do torneio, sendo esse o primeiro de vários títulos conquistados pela seleção Canarinho. O primeiro título relevante conquistado pela Seleção Brasileira foi o Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América, com Friedenreich marcando o gol do título sobre o Uruguai, no Estádio das Laranjeiras construído pelo Fluminense para esta ocasião, já que o governo brasileiro não tinha o dinheiro para financiar este evento internacional. Em 1922, o Fluminense ampliou o seu estádio e a Seleção Brasileira conquistou o segundo título relevante de sua história, o bicampeonato do Sul Americano de Seleções.
          O primeiro uniforme oficialmente utilizado pela seleção brasileira data de 21 de julho de 1914, no primeiro jogo - considerado não oficial pela FIFA - contra a equipe inglesa do Exeter City. O Brasil jogou e venceu por 2 a 0 com a seguinte formação: Marcos; Píndaro e Nery; Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friendereich, Osman e Formiga. O jogo foi realizado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro e os marcadores foram Oswaldo Gomes (atleta do Fluminense/RJ) e Osman (do América/RJ).


A equipe do Exeter City


Em pé: Jimmy Rigby, Harold Holt, Jack Fort, Samuel Strettle, Reginald Lagan, James Lagan e Augustus Hardim. Sentados: Fred Whittaker, William Hunter, William Lovett e Fred Goodwin.


 
                               
Em pé: Píndaro, Marcos de Mendonça, e Nery; Ajoelhados: Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando De Lamare; Sentados: Oswaldo Gomes, Abelardo De Lamare, Arthur Friendereich, Osman e Formiga.



1º Uniforme Brasileiro




                    Uniforme  utilizado na primeira partida, em 1914, contra a equipe do Exeter City



Títulos Conquistados


Copa do Mundo 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002



Copa América (Sulamericano) 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007

Copa das Confederações 1997, 2005 e 2009

Taça do Atlântico 1956, 1960 e 1976

Copa Roca 1914, 1922, 1945, 1957, 1960, 1962 e 1971

Taça Bernardo O'Higgins 1955, 1959, 1961 e 1966

Taça Rio Branco 1931, 1932, 1950, 1967 e 1968

Taça Oswaldo Cruz 1950, 1955, 1956, 1958, 1961 e 1962

Taça Rodrigues Alves 1922

Taça Stanley Rous 1987

Torneio da Independencia do Brasil 1972

Torneio Bicentenario dos EUA 1976

Torneio Bicentenario da Australia 1988

Taça Inglaterra - Brasil 1981

Taça Brasil - Argentina 1922

Torneio da Amizade (Portugal) 1987

Trofeu Coroa do Principe (Irã) 1978

Torneio Internacional de Montaigu 1984

Copa TDK 1986

Taça das Nações (EUA) 1988

Torneio Friendship (EUA) 1992

Torneio The Umbro Cup (Inglaterra) 1995

Copa Fifa / JVC 1997

Torneio Inter. del'Alcudia (Espanha) 2002

Sulamericano de Acesso 1962 e 1964

Campeonato Pan-Americano /

Jogos Pan-Americanos 1952 e 1956 (camp), 1963, 1975, 1979 e 1987 (jogos)

Hexagonal da Venezuela Sub 20 2009

Torneio Mercosul sub 20 1995

Mundial de Juniores - sub 20 1983, 1985, 1993 e 2003

Sulamericano Juniores-sub20 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995 e 2001

Torneio Pre Olimpico 1971, 1976, 1984, 1987, 1996 e 2000

Torneio de Toulon 1980, 1981 (VIII), 1981 (IX), 1983, 1995 e 1996

Torneio de Cannes 1971, 1972 (XXI), 1972 (XXII) e 1974

VII Torneio Inter. del'Alcudia sub 20 1990

VII Torneio de Omã sub 20 2002

Pre-mundial da Malasia sub 20 2003

Copa Juventude da America sub 20 1949

Torneio de Hong Kong sub 20 2001

Torneio Internacional de Futebol Junior 1981

II Festival Internacional de Futebol

Val-Action sub 20 1993

Torneio Internacional Gobernador del

Estado de Carabobo sub 20 1992

Torneio Internacional de Futebol

João Havelange sub 20 1997

Torneio Internacional Abdullah Al-Faisal

(Ar. Saudita) sub 20 1997

I Torneio da Lusofonia (Dr. João Havelange) sub 20 1998

King's Kup (Tailandia) sub 20 1999

Copa do Mediterraneo (Espanha) sub 18 2003

Copa Sendai (Japão) sub 18 2003

Campeonato Mundial sub 17 1997, 1999 e 2003

Sulamericano sub 17 1988, 1991, 1995, 1997, 1999 e 2001

Mundialito sub 17 2000 e 2002

Copa dos Campeões do Mundo sub 17 2002

Torneio Internacional de Barcelona sub 17 2002

Torneio Intern. Paulo Valenti (Italia) sub 17 1993

Torneio de Virgina (USA) sub 17 1993

T. de Salermo (Italia) sub 17 2000

Torneio de Londres (Inglaterra) sub 17 2000

Toto Cup Viena (Austria) sub 17 2000

Jogos Abertos de Budapest (HUN) sub 17 2000

Torneio Quadrangular da Argentina sub 17 2000

Torneio das Canarias (Espanha) sub 17 2001

VII Copa Sendai (Japão) sub 17 2009

Torneio das Canarias (Espanha) sub 16 2001

T. de Salermo (Italia) sub 16 2001

Torneio Nike Friendlies (EUA) sub 15 2009

Copa do Mediterraneo (Espanha) sub 15 2003







Uniformes Usados

 


Uniformes usados de 1914 a 1930

                           













   

Uniformes usados de 1931 até 1957 

      
 













  


Uniforme usados de 1954 até 1977





















            Uniformes usados de 1978 até 1990

  















Uniforme de 1991 até 1997






















Uniforme de 1998 até 2003 


















 2004-Uniformes atuais












Fonte: CBF e Arquivo Campeões do Futebol


 Todas as  Bolas utilizadas  nas Copas do Mundo






Títulos Mundiais


    O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - . É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, da França, campeã em 1998 e da Espanha, campeã em 2010. O Brasil e a Espanha são os únicos países a ganhar fora do seu continente (Brasil em 1958 e 2002 e Espanha em 2010).


Copa do Mundo  na Suécia 1958


    A Suécia foi escolhida para realizar a Copa do Mundo 1958 em 1950, e foi derrotada pelo Brasil na final. O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo, a única disputada na Europa vencida por uma seleção não-européia, encantando o mundo com jogadores como Pelé e Garrincha.
   Em 1958 finalmente o Brasil conquistou a sua primeira Copa do Mundo. Nas eliminatórias o Brasil passou apertado pelo Peru, com um empate de 1x1 em Lima e vitória de 1x0 no Maracanã. A campanha do Brasil na Copa do Mundo foi a seguinte: 3x0 Áustria, 0x0 Inglaterra e 2x0 URSS na primeira fase; 1x0 País de Gales nas quartas-de-final; 5x2 França na semi-final; 5x2 Suécia na final.




veja.abril.com.br/.../copa-1958/brasil-campeao-do-mundo.shtml







Copa do Mundo no Chile 1962


   
    Em 1962, o Brasil repetiu o sucesso de 1958 e conquistou o bicampeonato mundial.Na Copa do Chile houve um novo recorde de inscrições. Cinqüenta e seis países se inscreveram para disputar as 14 vagas do Mundial. O Brasil, como país campeão, e o Chile, como anfitrião, estavam automaticamente classificados.
   O Brasil ficou no grupo 3, com México, Espanha e Tchecoslováquia. A surpresa ficou por conta da desclassificação da França, terceira colocada no mundial da Suécia.
   Na Europa, o futebol se tornara um esporte cada vez mais físico, mas a técnica ainda prevalecia entre os jogadores sul-americanos.



                                                    www.bbc.co.uk/.../020326_copa62.shtml








 Copa do Mundo no México
 
 
    A Copa de 1970 no México é tida até hoje como a de mais belo futebol.   Uma Seleção inesquecível, considerada a melhor do mundo até hoje. Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Rivellino e Pelé foram treinados por Zagallo (que assumiu o posto depois da contoversa saída de João Saldanha) e conquistaram a terceira Copa do Mundo para o Brasil.
   A Seleção Canarinho venceu todos os seus confrontos com atuações mágicas, sapecando uma goleada na esquadra Azzurra na final e eternizando uma das maiores Seleções de todos os tempos.

 
 










Copa do Mundo nos Estados Unidos 1992



     Para quem tinha dúvidas quanto a uma Copa do Mundo no Estados Unidos, país onde o futebol não está entre os esportes mais populares, a Copa 1994 foi um grande sucesso de público com os grandes estádios americanos lotados e média de público de 66 mil espectadores.
A campanha brasileira para a conquista do tetracampeonato começou quase 1 ano antes, em 18 de julho de 1993, com um sofrível 0 a 0 frente ao Equador em Guayaquil.
O título foi conquistado em 17 de julho de 1994 também com um 0 a 0, frente a Itália.
Desde o começo das Eliminatórias foram 15 jogos, com 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota.
A derrota, a primeira em Eliminatórias, foi justamente na segunda rodada das Eliminatórias em La Paz, frente a Bolívia, por 2 a 0.






 



Copa do Mundo A Copa de 2002


    Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2002 (português europeu) reuniu 32 equipes entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho.
   Terminou com o Brasil pentacampeão, e Ronaldo o maior artilheiro de Copas de 1970, com oito gols marcados.










 
  Taça Jules Rimet  e Troféu da Copa do Mundo FIFA



   De 1930 a 1970 a Taça Jules Rimet era dada aos campeões de cada edição. Inicialmente conhecida como Taça do Mundo ou Coupe du Monde (em francês), foi renomeada em 1946 em homenagem ao presidente da FIFA responsável pela primeira edição do torneio, em 1930. Em 1970, com a terceira vitória da seleção brasileira a mesma ganhou o direito ter a posse permanente da taça. Contudo, ela foi roubada da sede da CBF em dezembro de 1983, e nunca foi encontrada. Acredita-se que os ladrões a tenham derretido.
    Depois de 1970 uma nova taça, chamada Troféu da Copa do Mundo FIFA ou FIFA World Cup Trophy (em inglês), foi criada. Diferentemente da Taça Jules Rimet, ela não irá para qualquer seleção, independente do número de títulos. Argentina, Alemanha, Brasil e Itália são os maiores ganhadores dessa nova taça, com dois títulos cada um. Ela só será trocada quando a placa em seu pé estiver totalmente preenchida com os nomes dos campeões de cada edição, o que só ocorrerá em 2038.



Taça Jules Rimet








                           
                       
 Troféu da Copa do Mundo FIFA



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Brasil 


 Copa do Mundo de 2014 no Brasil


    A Copa do Mundo FIFA de 2014 será a 20ª edição do evento e ocorrerá pela quinta vez no continente sul-americano tendo como país anfitrião o Brasil.
    A Copa do Mundo voltará a ser realizada na América do Sul após 36 anos.
    O Brasil é o primeiro país classificado para disputar a Copa do Mundo de 2014, já que o país que sedia o mundial tem sua classificação automática.
  No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.[1] A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008,[2] mas acabou acontecendo em 31 de maio de 2009, nas Bahamas






Logomarca do Brasil 2014



    Joanesburgo  – A mascote oficial do campeonato do mundo de futebol de 2014, no Brasil, foi hoje apresentada, nesta cidade, numa cerimônia assistida pelo presidente daquele país sul-americano, Luiz Inácio Lula da Silva.
Perante 500 convidados, dos quais o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), o suíço Joseph Blatter, o evento realizado no Centro de Convenções de Sandton, em Joanesburgo, foi antecedido com a actuação dos grupos musicais Barbatuque e Bossa Cuca Nova e da cantora Vanessa da Mata, vencedora do prémio Grammy.
A cerimónia teve igualmente as presenças do presidente do Comité Organizador da Copa de 2014 e membro do comissão executiva da FIFA, Ricardo Teixeira.
Os antigos campeões mundiais pelo Brasil, Cafu, Carlos Alberto Torres, Romário e do técnico Carlos Alberto Parreira, também assistiram ao acto.
   Antes do início, cinco centenas de convidados, entre eles representantes da comunicação social internacional, acompanharam os principais momentos registados na copa do mundo realizada naquele país da América do sul em 1950.
Entretanto, a FIFA e o Comité Organizador de 2014 convidaram 25 agências brasileiras a confeccionarem a logótipo do torneio.





    A tarefa da escolha da imagem vencedora coube a um juri formado pelo arquitecto Óscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além do Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke.


    





       A África do Sul fez a sua despedida dia 10 de julho de 2010, mostrando o Brasil sede 2014.







    Domingo dia 11 de julho foi colocado sob o Cristo Redentor , uma faixa com dizeres: Welcome FIFA World Cup 2014 ( Bem -vinda Copa do Mundo FIFA 2014).







Cidades-sede da Copa de 2014
   

    São 12 cidades-sede: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).


 



ESTÁDIOS DA COPA DE 2014 NO BRASIL



  




   
Cidades Sedes


1-Brasília




                 

                  
                                            
2- Belo Horizonte



   

3- Cuiabá







4- Curitiba





5- Fortaleza





6- Manaus







7- Natal





8- Porto Alegre






9- Recife






10- Salvador





11- São Paulo





12- Rio de Janeiro



DE VOLTA O FUTEBOL ARTE DO BRASIL TUDO NOVO
                                 O Brasil já está com novo técnico Mano Meneses.

                                                       Seleção Brasileira  jovem de 2010







    O Brasil fez seu primeiro amistoso no estádio New Meadowlands, em Nova Jersey,de volta com seu futebol Arte é o que faltava ao seleção brasileira;garra,determinação,velocidade e alegria.
A torcida ficou muito empolgada com camisa amarelinha teve espaço até mesmo para gritos de olé para a equipe canarinho que contou em campo com Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho.
                                                    Neymar marcou o primeiro gol

                                                  Alexandre Pato marcou o segundo gol


      A série de amistosos visando o Mundial de 2014 no Brasil tem mais dois capítulos em setembro. A CBF ainda não divulgou os adversários, mas nos dias 3 ou 4 e 7 ou 8, o time de Mano Menezes fará partidas.
                                                Veja o vídeo  abaixo da vitória brasileira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...